O que eu nunca contei sobre o aparelho!

em sexta-feira, outubro 09, 2020

Oi pessoal, hoje vou fazer uma retrospectiva de 1 ano usando aparelho ortodôndico!
Ao longo do ano fui postando por aqui resumos mensais, adoro reler e relembrar como foi cada mês.
Coloquei o aparelho dia 08/10/2019, senti muita dor, minha boca ficou machucada, a primeira semana foi horrível! O dentista me deu uma cerinha e se eu pudesse colocava em todos os dentes! 
Cheguei a colocar algodão com dexpantenol onde estava machucado! Tinha um monte de coisas que eu não conseguia comer e era difícil mastigar, fui arriscar comer batata frita e acabei soltando um dos bréquetes/bráquetes, o primeiro mês foi bem difícil, mas estava tão feliz que finalmente tinha conseguido colocar o aparelho!

No segundo mês já conseguia ver diferença, e olha que só estava com aparelho nos dentes superiores! Senti bem menos dor e comecei a conseguir comer mais alimentos, foi ficando mais fácil.

No terceiro mês o dentista colocou nos dentes inferiores também! Demorou, precisou usar um negócio para a boca ficar aberta, os dentes esbarravam no aparelho então precisou ficar trocando... Foi como no primeiro mês, doeu muito, minha garganta ficou doendo por ficar de boca aberta no ar condicionado. Ah, foi o mês que eu testei usar borracha de cor clara e detestei! hahaha

No quarto mês o dentista colocou um cimento dentário (que está um pouco até hoje) para auxiliar na mordida, que me atrapalhava a mastigar por um tempo. Chutei o balde e comi tudo que não devia, até torresmo! Mas não estragou nada.

Já no quinto mês, uma novidade: comecei a usar elástico! Um dente que me incomodava continuou me incomodando (daí continuar usando o cimento dentário) e o elástico é para corrigir a mordida também, mas posso tirar na hora de comer, então é bem tranquilo. Ah, e a adaptação passou a ser menor também, uns 2-3 dias.

Sexto mês, yay! Passou muito rápido! Foi bem parecido com o mês anterior, mas passei a usar um elástico menor (que toda hora arrebentava) que era mais difícil de colocar. E nada do dente parar de me incomodar, ele esbarrava na hora de mastigar.

O sétimo mês foi em maio, ou seja, durante a pandemia do Coronavírus, quase não tive manutenção! Mas como uma das peças soltou (porque eu comi pipoca), precisei ir ao dentista. Nesse mês eu reparei espaços nos meus dentes! Uhul!!! Os dentes inferiores eram muito juntinhos, então ver espaços é uma vitória!

No oitavo mês, tiramos algumas peças porque mudamos a posição do elástico (passei a usar só para dormir), que eu só usava no lado direito. E a mordida já está alinhada desse lado, só falta o lado esquerdo!

Já no nono mês, voltei a usar elástico durante o dia, agora em uma posição diferente. Estava usando apoiado na parte interna dos dentes e passei a usar na parte externa, apoiado no próprio aparelho. Foi uma nova adaptação, incomodou bastante!

Décimo mês recebi elogios do dentista pela evolução, como já está muito bom e provavelmente vai precisar de apenas mais um ano (a previsão no início do tratamento era de 3 anos!). Para corrigir os espaços nos dentes inferiores comecei a usar uma molas nos dentes e uma parte cruzada, e dói muito nos primeiros dias!

No décimo primeiro mês o dentista repetiu o que foi feito no mês passado, a novidade foi o ele ter mexido em alguns dentes e depois doeu bastante!

Já no décimo segundo mês, a mola foi mudada de local (e foi difícil ela ficar no local correto) e apareceu tártaro, mesmo eu limpando super bem! Ah, fiz limpeza nos dentes com outro dentista, o Dr. Vinícius Dilly Almeida, foi ótimo que tirou os resquícios de cola e massa que ainda estavam nos dentes.
Coloquei os links de cada um dos posts para vocês verem mais detalhes, cores das borrachinhas, detalhes do arame e elástico.

Lembrando que aparelho não faz ter cárie ou tártaro, se você fizer a higiene correta não vai ter nenhum problema. 
Você continua indo ao dentista se perceber algo diferente, normalmente o ortodontista é responsável apenas pela manutenção do aparelho, ele pode até limpar um tártaro visível mas ele não vai tratar uma cárie ou algo mais grave.

As maiores dificuldades para mim foram alimentação e higienização dos dentes. Pipoca e maçã são alimentos que eu comia direto e hoje em dia é raro, porque pode danificar o aparelho ou dá trabalho.
Quanto a limpeza, sempre fui muito cuidadosa, morria de medo de ter uma cárie e ter que ir ao dentista!
 Costumo escovar os dentes com uma pasta para dentes sensíveis, uso a escova interdental e às vezes, confesso, uma fita dental. Escovo a face interna e externa dos dentes, bochechas, céu da boca, língua... 

Olha como estava antes, dá pra ver bem como os dentes estavam desalinhados pelo molde.
Ah é, falando sobre o antes de colocar o aparelho! Depois de ter extraídos os sisos (primeiro os dois do lado direito e depois o do lado esquerdo), fui em um ortodontista recomendado pelo cirurgião que extraiu os meus sisos (Leandro Correa Nunes, super indico ele!) o Frank Costa Barbosa Hudson. O Frank avaliou meus dentes e pediu uma séries de exames: Radiografia panorâmica de mandíbula/maxila (ortopantomografia), telerradiografia com traçado cefalométrico , modelos ortodônticos, fotografia. Meu tratamento está sendo feito pelo plano dentário Uniodonto, e o plano cobria apenas um dos exames, pelos restantes eu paguei R$107,20.

Sobre os modelos ortodôndicos, esses moldes, me colocaram pavor falando que era horrível, dava vontade de vomitar e etc! Fui até em jejum, e foi super tranquilo, rápido e indolor!

Então voltei com esses exames e ele me explicou como seria o tratamento, qual aparelho era recomendado (no meu caso os estéticos não eram recomendados e sim o metálico tradicional), o tempo estimado. Fui até a Uniodonto para assinar o contrato e os pagamentos, paguei um valor pela instalação do aparelho (uns R$30 e poucos) e a mensalidade (R$126,72). 
Depois marcamos a primeira consulta para instalar o aparelho e foi assim que tudo começou! 
Agora é ver como será a evolução daqui pra frente, o que falta corrigir e quanto tempo precisarei usar.
Qualquer dúvida sobre o aparelho, não deixem de perguntar e quem já usou me conta como foi a sua experiência!
Então é isso, beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo